150 ANOS DE SANTOS DUMONT

Eventos da FAB homenageiam Santos Dumont

EPCAR, CIAAR e VII COMAR realizaram eventos em alusão aos 150 anos de nascimento do Patrono da Aeronáutica Brasileira
Publicada em: 27/11/2023 17:43
Imprimir
Fonte: EPCAR, CIAAR e VII COMAR, CIAAR
Edição: Agência Força Aérea

As celebrações da Força Aérea Brasileira (FAB) em alusão aos 150 anos de nascimento do Patrono da Aeronáutica Brasileira, Alberto Santos Dumont, continuam acontecendo em Organizações Militares e órgãos públicos em todo país. A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), o Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), o Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR) e a Câmara Municipal de Santa Luzia (MG), realizaram eventos que homenagearam o Pai da Aviação.

EPCAR realiza 18ª Feira do Conhecimento – “Pai da Aviação”  

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), promoveu a 18ª Feira do Conhecimento que neste ano abordou o tema “Pai da Aviação”, homenageando o Sesquicentenário de Nascimento do Patrono da Aeronáutica Brasileira, Alberto Santos Dumont.

O evento, realizado no dia 20/11, teve como objetivo desenvolver projetos para trabalhar as competências e as habilidades previstas no currículo do Ensino Médio.

Na ocasião, estiveram presentes o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, o Chefe da Divisão de Ensino (DE), Coronel Aviador Cristiano Link, a equipe pedagógica e docentes das diversas disciplinas do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) os quais foram os responsáveis por avaliar os trabalhos apresentados, entre outros militares e civis.

Para o professor de História Leonardo Campos, que leciona na Escola há 28 anos, o evento é sempre um ganho para a cultura e para o crescimento dos alunos. “Participo há muitos anos, muitas vezes como orientador e avaliador e, a cada ano que se passa, percebo ainda mais o interesse, o engajamento e a interação dos participantes. Neste ano específico, é uma honra para todos nós compartilharmos conhecimento e homenagearmos um dos grandes heróis do Brasil, Alberto Santos Dumont”, afirmou.

VII Comar promove exposição em homenagem a Santos Dumont

O VII COMAR promoveu de 17 a 19/11 a exposição “Santos Dumont – 150 anos do Pai da Aviação”, no Shopping Ponta Negra, em Manaus (AM). O objetivo da mostra foi destacar o legado do Patrono da Aeronáutica de uma forma imersiva e interativa, reforçando a conexão entre a história de Alberto Santos Dumont e o progresso tecnológico atual.

Durante todo o período da exposição, o público interagiu com militares da FAB, que tiraram dúvidas sobre os equipamentos e as missões realizadas na Amazônia e apresentaram as formas de ingresso na Aeronáutica. O público teve acesso a maquetes de aeronaves militares, assentos e comandos de voo da aeronave C-115 Búfalo, expositores de metal alusivos Santos Dumont e exposição estática do Segundo Grupo de Defesa Antiaérea (2ºGDAAE).

O Comandante do VII COMAR, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, destacou a relevância do inventor. “Santos Dumont contribuiu de forma genial para o mundo devido aos seus grandes feitos, entre eles o avião. A exposição é uma oportunidade para honrarmos o trabalho e o legado do inventor e herói brasileiro, além de mostrarmos à sociedade as obras que mantêm viva a memória do Pai da Aviação”, afirmou o Oficial-General.

Santos Dumont recebe título de Cidadão Honorário de Santa Luzia

A cidade de Santa Luzia (MG) também prestou uma emocionante homenagem ao “Pai da Aviação” no dia 22/11, durante uma Sessão Solene da Câmara Municipal. O ilustre inventor foi homenageado com o título de Cidadania Honorária, em reconhecimento não apenas aos 150 anos de seu nascimento, mas também por sua brilhante trajetória e, especialmente, sua dedicação na revolucionária criação do "mais pesado que o ar".

A cerimônia foi marcada por discursos emocionados, ressaltando a importância histórica de Santos Dumont para a aviação mundial e a honra de tê-lo como cidadão honorário. A celebração recordou suas contribuições pioneiras e inspirou a comunidade presente a refletir sobre o legado deixado pelo inventor brasileiro.

Durante a cerimônia, o Comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), Brigadeiro do Ar José Henrique Kaipper, recebeu uma placa comemorativa pelos 40 anos de história da unidade. A Instituição, ao longo de quatro décadas, tem se dedicado à formação de homens e mulheres, preservando valores éticos e promovendo o respeito à hierarquia e disciplina dentro da Força Aérea Brasileira.

“Esta justa e oportuna homenagem a Alberto Santos Dumont ficará registrada na história como reconhecimento a esse nobre brasileiro que, há 150 anos, nascia em terras mineiras e ganhou o mundo com suas invenções. Oportunamente, no ano em que se comemora o Sesquicentenário do Pai da Aviação, o CIAAR celebra os seus 40 anos de existência, revelando a presença marcante da Força Aérea Brasileira junto à sociedade mineira”, destacou o Oficial-General.

Corrida da Força Aérea celebra Sesquicentenário de Santos Dumont em Lagoa Santa

O CIAAR em parceria com a TBH Marketing Esportivo e a Prefeitura de Lagoa Santa (MG), promoveu a 6ª edição da Corrida da Força Aérea no dia 15/10. O evento, que aconteceu na Orla Central da cidade, celebrou o Sesquicentenário de Santos Dumont e reuniu mais de 1.400 atletas.

Com trajetos de 12,8 km e 6,4 km, uma caminhada de 3 km e a corrida Kids, a competição foi além de uma simples prova esportiva. Com o propósito de valorizar, confraternizar e promover a integração entre a FAB e a sociedade civil, a corrida foi marcada por uma atmosfera de celebração e superação.

“O evento não apenas ressaltou a importância da prática esportiva, mas também homenageou Santos Dumont, reconhecendo seu legado como pioneiro da aviação. A presença massiva de participantes destacou o sucesso da iniciativa, que, ao longo das edições, se consolidou como um marco no calendário esportivo da região”, disse o Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar José Henrique Kaipper.

Fotos: CIAAR, EPCAR e VII COMAR.

imagens/original/46596/a62c06a0_2bec_459b_a6be_7c0d5c8f99a1.jpg
imagens/original/46596/DOM_0284.JPG
imagens/original/46596/DOM_0522.JPG
imagens/original/46596/f0f2a637_9c1c_447f_aa49_64ca4d6dff22.jpg
imagens/original/46596/i23111713072005165.jpg
imagens/original/46596/i2311208383503837.jpg
imagens/original/46596/i2311208423407577.jpg
imagens/original/46596/IMG_7882___Evento_Santa_Luzia.JPG